O carro virou picape, a picape vira carro

Picapes derivadas de automóveis são responsáveis por 6% das vendas internas
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. O carro virou picape, a picape vira carro
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Foi o Brasil, através da Fiat que, em 1980 teve a ideia de transformar carro de passeio em picape. Muita gente que não precisava transportar mais do que ele próprio e um passageiro, passou a usar a picape derivada de carro. Por ser utilitário, paga menos imposto IPI e IPVA e tem outras utilidades tanto para o motorista comum que usa a caçamba para o transporte de equipamentos ou compras de supermercado, quanto o profissional, que tem na picape o veículo ideal para o uso no trabalho: pedreiros, encanadores, eletricistas, prestadores de serviços em geral.

A picape derivada de carro de passeio fez sucesso: o Corcel virou Pampa, o Chevette virou Chevy e o Gol virou Saveiro. Depois vieram a picape Corsa, o Currier, a Strada e a Montana.

Logo a segmento conquistou o seu espaço no mercado. Hoje as picapes derivadas de automóveis são responsáveis por 6% das vendas internas, 170 mil unidades.

Agora a Fiat faz o caminho de volta, fazendo uma versão cabine dupla na sua picape Strada. A nova picape, que tem lugar para quatro pessoas, é derivada da cabine simples, que tem lugar para duas, que é derivada do Palio, que tem lugar para cinco. Dá pra entender?

Os marqueteiros da Fiat acham que sim. Acreditam que, se o espaço no banco de trás é pequeno, o espaço para mais uma versão da Strada no mercado é grande.

A empresa tem mostrado, além do pioneirismo, agilidade pra atender as demandas. Se a Strada cabine dupla fizer sucesso vai abrir espaço para os concorrentes investirem em mais esse segmento made in Brazil.


________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.

Leia outras colunas de Joel Leite aqui

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors