Preço do usado não pára de cair

Balanço de março mostra que os preços caíram pela terceira vez no ano e já acumulam baixa de 1,96%. É um bom momento para comprar.
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Preço do usado não pára de cair
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O mercado de carros usados oferece boas oportunidades. O setor está vivendo um momento propício para quem quer comprar, pois os preços estão em queda.

Pesquisa da Agência AutoInforme, que avalia os preços praticados no mercado, cotados pela Molicar, apurou quedas mensais consecutivas nos três primeiros meses do ano, o que resultou numa redução de preço de 1,96% no trimestre.

“É a lei da oferta e da procura. Para atrair o comprador no começo de ano, o jeito é dar desconto, já que a procura é pequena. O Brasil só começa depois do Carnaval, mas neste ano março ainda não engrenou. Muita coisa atrapalha nessa época: tem o IPVA e outros compromissos.” O desabafo, de um revendedor de veículos de São Paulo, mostra a razão da queda de preço nessa época do ano.

Os juros na compra de carro usado também contribuem para afastar o consumidor. Enquanto algumas montadoras conseguem oferecer taxas abaixo da média do mercado, de 1% ou 1,5% ao mês, os juros de carros usados estão por volta de 2,5%. Isso afasta o consumidor do usado, diminuindo ainda mais a procura, o que reflete no preço.

Por isso, os lojistas acabam reduzindo o preço de venda para girar o estoque. É muito comum, por exemplo, o carro que está sendo vendido por uns R$ 20 mil acabar sendo negociado por R$ 19,5 mil e até R$ 19 mil.

Os números da Assovesp, a Associação dos Revendedores Independentes de São Paulo, confirmam o crescimento no volume de vendas. Segundo a entidade, em fevereiro as vendas cresceram 40% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em janeiro o preço médio do usado caiu 0,45%. Em fevereiro a queda foi mais forte, -1,36% e em março o recuo foi de –0,16%.

___________________________________
E-mail: joelleite@autoinforme.com.br

Joel Leite é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors