Virtus repete nota máxima do Polo em crash-test

Versão sedã do hatch compacto da Volkswagen levou 5 estrelas na proteção para adultos e crianças em teste do Latin NCAP

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Virtus repete nota máxima do Polo em crash-test
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Além de divulgar nesta terça (23) os resultados de novos testes de impacto para o Chevrolet Onix, o Latin NCAP avaliou o Volkswagen Virtus, apresentado na segunda-feira (22) com preços entre R$ 59.990 e R$ 79.990 e que chega às concessionárias em fevereiro. O sedã do Polo obteve as mesmas cinco estrelas (nota máxima) tanto para adultos quanto para crianças obtidas pelo hatch em setembro passado. O resultado não é de surpreender, considerando que da coluna central para a frente os dois modelos são idênticos na parte estrutural, além de compartilharem mecânica e equipamentos.

Tão idênticos que o órgão de segurança nem repetiu a as avaliações de batida dianteira, de proteção para pedestres nem de eficiência do controle de estabilidade e utilozou os mesmos resultados obtidos anteriormente para o hatch. Foram feitos os testes de colisão lateral e o Virtus, com 9 cm a mais na distância entre-eixos, "protegeu da mesma forma", trazendo airbags laterais de série (mais os dois dianteiros obrigatórios).

icon photo
Legenda: Volkswagen Virtus teste de impacto crash-test Latin NCAP janeiro 2018
Crédito: Volkswagen Virtus teste de impacto crash-test Latin NCAP janeiro 2018

A unidade avaliada conta com controle de estabilidade, de série nas versões TSI e opcional na de entrada. Todas as versões do sedã têm controle de tração e quatro airbags (dois dianteiros, obrigatórios, e dois laterais), além de Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

icon photo
Legenda: Volkswagen Virtus teste de impacto crash-test Latin NCAP janeiro 2018
Crédito: Volkswagen Virtus teste de impacto crash-test Latin NCAP janeiro 2018

Nos testes, o instituto de segurança viária, responsável por avaliar veículos novos comercializados na América Latina e no Caribe, realiza avaliações de impacto frontal e  lateral, incluindo a simulação de batida contra um poste (quando há proteção para a cabeça, como airbags laterais) - o Chevrolet Onix, avaliado na mesma rodada, não foi submetido ao teste de poste, requisito para levar cinco estrelas, por não contar com essa proteção. O órgão também testa a eficiência dos controles de tração e estabilidade, quando disponíveis), além da proteção para pedestres.

icon photo
Legenda: Volkswagen Virtus teste de impacto crash-test Latin NCAP janeiro 2018
Crédito: Volkswagen Virtus teste de impacto crash-test Latin NCAP janeiro 2018

De acordo com Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, o Virtus apresentou estrutura "estável" tanto no impacto dianteiro quanto no lateral, com "medições muito positivas do ponto de vista biomecânico e de lesões". "O Virtus é mais uma prova de que a indústria local pode produzir automóveis cinco estrelas por um valor cada vez mais acessível, oferecendo uma maior segurança, mesmo antes de ser exigido por qualquer requerimento governamental em nossa região", elogiou o executivo.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors