SUV Fiat em outubro com nova multimídia e CVT

Progetto 363 terá central inéditta e vai estrear câmbio continuamente variável e motor 1.0 turbo dentro da marca

  1. Home
  2. Segredos
  3. SUV Fiat em outubro com nova multimídia e CVT
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Fiat vai chegar atrasada na festa de SUVs compactos. Por isso mesmo, não adianta só levar amendoim e cerveja quente para o "convescote". A marca italiana se mexe para que o Progetto 363 chegue no segmento com alguns diferenciais, não só dentro da linha geral do fabricante, como na categoria. E isso passa por conectividade e conjunto mecânico.

Segundo fontes dentro da empresa, o SUV da Fiat será lançado entre o fim de setembro e o mês de outubro. Uma das novidades será uma central multimídia da família UConnect inédita dentro da marca italiana, com tela entre 8" e 9", que depois será aplicada nas linhas Argo e Cronos.

Na carona, e conforme o WM1 noticiou, o crossover virá com o pacote de serviços digitais e de conveniência Fiat Connect Me, que estreou na renovada picape Toro 2022. Ou seja, será possível ligar o motor, localizar o veículo e acessar informações do modelo remotamente pelo celular ou por assistentes pessoais, como a Alexa.

Turbo e CVT

Suv Da Fiat Progetto 363 (1)
Progetto 363, o novo SUV da Fiat, será lançado até outubro com várias bossas
Crédito: Divulgação

Caberá ao SUV da Fiat também fazer as honras das novidades mecânicas dentro da montadora. O modelo será o primeiro da marca no Brasil a usar o câmbio automático continuamente variável do tipo CVT. A caixa virá com marchas simuladas e opção de aletas no volante para trocas sequenciais. A transmissão depois equipará outros modelos da Fiat, como a Strada

Paralelamente a isso, o crossover compacto vai estrear o novo motor 1.0 turbo tricilíndrico (T3) da família GSE. Com injeção direta e comando variável de válvulas MultiAir (de terceira geração), promete potência acima dos 130 cv e torque superior aos 20 kgf.m, com etanol.

Semi-autônomo

Além da nova central multimídia, o Progetto 363 também terá pacote de auxílio ao motorista, com itens como frenagem autônoma de emergência, detecção de pedestres e de colisão e sensor de ponto cego - todos opcionais. Outro item praticamente certo é o carregador de celular por indução.

Qual o nome?

Suv Da Fiat Progetto 363 (2)
Votação pelas redes sociais vai definir o nome do SUV da Fiat
Crédito: Reprodução

Desde a primeira aparição do SUV da Fiat no Big Brother Brasil 2021, a marca lançou uma votação para escolha do nome do carro. São três opções: Domo, Pulse e Tuo, que podem ser votadas nas redes sociais da marca. O termo Pulse, porém, lidera com folgas.

Concorrentes...

O futuro SUV da Fiat não terá vida fácil no mercado. Isso porque vai brigar com versões de entrada de modelos já estabelecidos no segmento de utilitários esportivos, como Hyundai Creta, Nissan Kicks, Jeep Renegade e Volkswagen Nivus. E ainda vai ter de encarar uma leva de novos crossovers de entrada programado para o mercado - confira as principais novidades do segmento aqui.

SUV do Argo?

Todo mundo chamou o Progetto 363 de "SUV do Argo" por dois anos, mas agora a Fiat ficou chateada. O fabricante jura que o novo crossover estreia a plataforma MLA (de Modular Architecture).

Progetto 363 o novo suv da Fiat
Modelo deve ganhar pacote de itens de condução semi-autônoma como opcional
Crédito: Divulgação
Comentários