Novo Jeep Cherokee Sport

Agora mais redondinho


  1. Home
  2. Testes
  3. Novo Jeep Cherokee Sport
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon
















ITENS TESTADOS 


























































  GOSTOU?
faça
uma proposta de 0 Km
 

  




  

 
 









Modelo de entrada
da linha Jeep no Brasil, novo Cherokee Sport ganhou
linhas arredondadas, mas manteve versatilidade e grande
potencial de desempenho fora de estrada


Nos Estados Unidos ele se chama Liberty, mas no Brasil
manteve o nome Sport. Nos dois mercados, porém,
o novo Cherokee Sport reúne o supra-sumo da tecnologia
que a marca Jeep conseguiu acumular em mais de 60 anos
de história 4x4.


Muito diferente dos antigos jipinhos Willys, mais tarde
Ford, que desbravaram o coração do Brasil
durante muitos anos, o Jeep Cherokee Sport tem visual
moderno, agora com linhas marcantemente arredondadas,
suspensões de longo curso e moderno sistema de
tração 4x4. Na prática, isso resulta
num incomum desempenho fora de estrada e num superior
conforto de rodagem sobre estradas “normais”.





















texto:
Ricardo Panessa

fotos: Wagner Malagrine / Divulgação

























VISUAL "REDONDINHO"




Grade de
sete aberturas e faróis redondos marcam estilo
do novo modelo


Como seu antecessor, todo “quadradinho”,
o novo Jeep Cherokee Sport, agora todo “redondinho”,
manteve as peculiaridades de estilo típicas dos
veículos da marca.


Desenvolvido com base nos veículos-conceito
Dakar e Jeepster, o Cherokee Sport foi projetado com
balancins dianteiro e traseiro mais curtos, visando
otimizar o desempenho fora-de-estrada. Dessa forma,
o modelo passa a disponbilizar agora ângulo de
rampa de 22o, ângulo de ataque de 38,1o e ângulo
de saída de 32,4o, todos harmonicamente adaptados
ao estilo arredondado da carroceria.


O sistema de abertura lateral da porta traseira com
vidro basculante permite rápido e fácil
acesso ao compartimento de carga. Além disso,
o vidro traseiro basculante pode ser acionado através
de controle remoto ou simplesmente girando a chave na
fechadura da porta traseira. O estepe é montado
na parte exterior da porta.


voltar






















INTERIOR ERGONÔMICO



Quadro de instrumentos tem mostradores redondos na cor
preta sobre beje


Embora gosto não se discuta, o interior do Jeep
Cherokee Sport é, indiscutivelmente, de bom gosto.
Além disso, é também bem resolvido,
como deve ser qualquer automóvel moderno. Mas,
ao contrário da maioria dos veículos atuais,
os interruptores dos vidros elétricos estão
centralizados no console, proporcionando uma superfície
mais limpa sobre os painéis de acabamento das
portas.


Os trincos das portas são redondos e muito funcionais.
Mas embora o modelo ofereça boas soluções
no que diz respeito a espaços para guardar pequenos
objetos, fundamental para veículos que se propõem
a grandes viagens, a Cherokee Sport não oferece
bolsa atrás dos assentos dos bancos dianteiros.
Em compensação, saídas de redondas
de ar produzem excelente fluxo em qualquer situação
além de valorizarem a aparência interior.


voltar






















MOTOR, TRAÇÃO
E SUSPENSÕES


Conjunto oferece desempenho quase imbatível




Um dos segredos da versatilidade do novo Cherokee Sport
é o novíssimo sistema de suspensão
dianteira independente de quatro braços articulados,
com eixo traseiro rígido combinados com sistema
de direção de pinhão e cremalheira
– tradicional, mas eficiente.


O sistema de tração Selec Trac que equipa
o modelo permite conduzir o veículo no modo 4x2
(apenas tração traseira), 4x4 part time
(ou parcial, que distribui a tração tanto
no eixo dianteiro quanto traseiro de acordo com as condições
que o piso exige), 4x4 full time (ou permanente, que
mantêm a tração integral na mesma
proporção nas rodas dianteiras e traseiras,
e 4x4 low (ou reduzida, apenas para o fora-de-estrada
pesado). O diferencial traseiro de deslizamento limitado
complementa esse formidável pacote tecnológico
on-off road.


O também novíssimo motor V6 de 3.7 litros,
a gasolina, com (pasmem!) 211 cavalos de potência,
atua em conjunto com uma moderna (é tudo novo
nesse Jeep!) transmissão automática de
3+1 marchas. Na prática, isso representa um câmbio
de três marchas, mas com duas relações
para a segunda marcha, uma longa e outra curta, que
respodem às solicitações do motorista,
de acordo com o grau de pressão no acelerador
ou com a faixa de velocidade do momento.


voltar























DESEMPENHO IMPECÁVEL

Teste-drive foi curto, mas suficiente
para sentir potencial do modelo




A DaimlerChrysler levou jornalistas para conhecer o
novo Jeep Cherokee Sport numa trilha leve, em Araxá,
Minas Gerais. O teste-drive, de cerca de 50 quilômetros,
levou o comboio de Jeeps por uma estradinha de terra
secundária, rumo ao Morro do Chapéu, com
um subidão cheio de pedras.


Não foi nenhum Camel Trophy (oops! Isso é
coisa de Land Rover), nem mesmo um Jamboree ou Marlboro
Adventure. Mas deu para sentir a potencialidade do modelo.
Antes, na estrada asfaltada, o motor deu seus “ares
da graça”. A usina acelera que nem bala
de canhão, e o câmbio, automático,
com duas “segundas” marchas, se adequa bem
a qualquer estilo de condução. O carro
é confortável e gostoso de dirigir, mas
o espaço para o passageiro da frente deixa um
pouco a desejar. O grande túnel do câmbio
“abre” embaixo do painel, limitando o espaço
para as pernas, obrigando o passageiro a viajar na posição
tipo “comportadinho”, com as pernas quase
juntas. A falta de bolsa no encosto dos bancos dianteiros
também foi notada.


Mas o bom mesmo é sair da estrada com o novo
Jeep Cherokee Sport. Ele foi bem tanto rodando só
com tração traseira (macio, mas ao mesmo
tempo durinho), quanto rodando (sem necessidade, só
para experimentar) com tração “part-time”,
que distribui “por conta própria” a
força de tração para o eixo dianteiro
e traseiro. Atravessar um riacho com água na
altura dos faróis também foi moleza para
esse Jeep. Melhor ainda foi avaliar a força da
reduzida no subidão antes do final da trilha.
Não é brinquedo, não! É
o novo Jeep Cherokee Sport.


voltar








Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors