Volkswagen estreia novo motor na linha 2015 de Gol e Saveiro

Disponível apenas para Gol Rallye e Saveiro Cross, propulsor 1.6 entrega 120 cv; Voyage ganha nova versão topo de gama
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Volkswagen estreia novo motor na linha 2015 de Gol e Saveiro
Daniel Magri
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


O amigo leitor pode estar estranhando a imagem de um motor como destaque nesta reportagem sobre a linha 2015 da Volkswagen no lugar dos carros. Pois a explicação é bem simples. A principal novidade para este ano revelada pela a marca é o novo motor e quatro cilindros 1.6 MSI de 120 cv, que estreia no Gol Rallye e Saveiro Cross.

 

Ainda sem definir os preços da nova linha, que inclui Gol, Voyage e Saveiro, a Volkswagen deixou de fora Fox e Polo. Isto pode ser um sinal de que novidades para estes modelos estejam no horizonte.

 

Além do novo motor, a linha 2015 adota a nomenclatura global da marca para suas versões. A de entrada passa a ser comercializada como Trendline, a intermediária é a Comfortline e no topo da gama fica a Highline. A exceção é o sedã Voyage, que ganha uma variante acima da Highline, batizada como Evidence. Falaremos sobre ela adiante.

 

Há mudanças também no visual das rodas de liga leve e das calotas. Entre as rodas de liga leve, estreia do modelo de 15 polegadas. Outras estreias da linha 2015 são as cores Laranja Canyon (para o Gol Rallye e Saveiro Cross), Prata Lunar, Azul Night e Vermelho Opera. O interior apresenta novos revestimentos de banco e painéis de portas.

 

Novo motor 1.6 MSI

O propulsor é produzido pela Volkswagen em São Carlos, no interior paulista. Ele é o mais novo integrante da família EA211, que já aparece sob o capô do up!. . A sigla MSI segue a estratégia de nomenclaturas da marca e se distingue da tecnologia utilizada nos motores TSI (Turbocharged Stratified Injection, ou Turbocompressor com Injeção Estratificada de Combustível).       

 

 

Com 1.598 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal no Gol Rallye e na Saveiro Cross, o novo motor 1.6l MSI entrega 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol, e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina.

 

O torque máximo é de 16,8 kgfm (165 Nm) com etanol e 15,8 kgfm (155 Nm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

 

A nova geração de motores 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote possui coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Desta forma, o motor atinge sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua eficiência térmica e reduzindo emissões.

 

Outra solução adotada é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes.

 

O novo motor 1.6l MSI utiliza o sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. O trabalho agora fica por conta da Unidade Eletrônica de Controle (ECU) do motor. O combustível é aquecido em câmaras ao lado das válvulas injetoras e opera com temperatura ambiente abaixo de 16°C.

 

Transmissão

Para a linha 2015, a VW também apresentou uma evolução do câmbio automatizado i-Motion. Disponível apenas no Gol Rallye, essa transmissão recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico. No momento da troca automática de marcha em D (Drive), em décimos de segundo, o sistema reduz gradativamente o torque do motor, que retorna assim que a próxima marcha é engatada.

 

O WebMotors está avaliando a Saveiro Cross 2015 e a matéria completa você confere aqui no site em breve. 

 

 

Nomenclatura global para as versões

 

Trendline: A versão de entrada de Gol e Voyage passa a contar – adicionalmente aos itens de série da linha 2014 – com direção hidráulica, três apoios de cabeça no banco traseiro, chave canivete e iluminação no porta-malas. Entre os opcionais dessa versão, as novidades ficam por conta dos sobretapetes e do pacote “Conectividade” (que traz rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar, I-System, seis alto-falantes e volante multifuncional, com controles dos sistemas de som e de telefonia.

 

Comfortline: Nas versões intermediárias, Gol Comfortline e Voyage Comfortline trazem, adicionalmente à configuração Trendline, itens pintados na cor do veículo, como capas dos espelhos retrovisores pintados, maçanetas das portas e frisos laterais. Além disso, a versão incorpora setas integradas nos espelhos retrovisores, aerófolio traseiro na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto brilhante, coluna “B” externa com tape preto, faróis duplos com máscara negra, logotipo “Comfortline”, para-sois iluminados, alto-falantes, alças no teto, ar quente, rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar e I-System.

Opcionalmente, o kit “Urban”acrescenta itens como rodas de liga leve 15” (design “Valse”), faróis e lanterna de neblina, volante multifuncional e sensor de estacionamento. Há ainda o novo pacote “Interatividade”, que traz volante multifuncional e sensor de estacionamento (Park Pilot).

 

Highline: Já nas configurações topo de linha, o Gol Highline e o Voyage Highline, oferecidos exclusivamente na versão quatro portas e com motor 1.6l MSI, saem de fábrica com todo o conteúdo da versão Comfortline, além de ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, frisos laterais cromados, alarme Keyless, volante multifuncional revestido de couro (com controles do sistema de som e de telefonia), lanterna de neblina e sobretapetes.

 

 

“Fun”: Na versão Comfortline  há a opção do novo pacote de equipamentos “Fun”, que traz tecido exclusivo dos bancos (com logotipo “Fun” nos assentos dianteiros), acabamento interno diferenciado, pedaleiras esportivas, adesivos externos alusivos ao kit e volante revestido de couro.

 

Voyage Evidence

Posicionado acima do modelo Highline, o Voyage Evidence com visual diferenciado e conteúdo exclusivo. Além dos frisos cromados na parte inferior das laterais, o modelo traz rodas de liga leve de 16” em nova tonalidade, adesivo preto na coluna “B” e o logotipo alusivo à configuração nos para-lamas dianteiros.

 

Internamente, a nova versão traz de série todo o conteúdo do Voyage Highline, além de painel em tonalidade cinza clara e revestimento dos bancos em Alcantara (mesmo material utilizado nos bancos do Tiguan). É também de série no Voyage Evidence os sobretapetes. 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors