Estava de férias e fui pego de surpresa com a notícia de que o Chevrolet Camaro, um dos últimos muscle cars ainda em atividade, poderá ser substituído em 2024 por um carro elétrico para rivalizar com o Tesla Model S - e ainda por cima feito em carroceria de sedã. Se isso de fato estiver prestes a acontecer, minha torcida é para que esse novo modelo apenas possa manter o nome... Camaro.
"Muscle Culture" é a coluna de André Deliberato (@andredeliberato no Twitter e no Instagram) no WM1, portal de notícias da Webmotors, que traz curiosidades, notícias e informações sobre uma das mais tradicionais filosofias de carros norte-americanas dos anos 1960 e 1970, mundialmente conhecida e representada pelos belíssimos muscle cars.

A torcida na real é para que esses três ícones que ainda existem, mas que estão com os dias contados - Chevrolet Camaro, Ford Mustang e Dodge Challenger -, consigam manter pelo menos os nomes em um futuro não muito distante, onde os motores térmicos (à combustão) serão vistos como destruidores do planeta e os elétricos terão prioridades - ou até já têm.
A Ford já definiu isso com o lançamento do Mustang Mach-E, um SUV 100% elétrico, em 2019. Ele não é um muscle car e muito menos um Mustang como o que conhecemos e reverenciamos há mais de 50 anos, mas pelo menos a marca teve a dignidade de se inspirar no visual do pony car e dar ao SUV o nome mais emblemático de sua história para não deixar a trajetória de sucesso do passado para trás.
Já temos notícias - e até colunas minhas aqui no WM1 a respeito, basta dar uma olhada na lista aí de cima - de que Charger e Challenger seguirão vivos a partir do mesmo ano de 2024, embora com sistemas de propulsão híbridos ou elétricos. E isso eu até entendo, mas ainda não tenha certeza de que seguirão a filosofia dos musculosos carros norte-americanos.
Na verdade, aposto que também deverão mudar de formato - para sedã ou SUV. Isso porque lembro do que aconteceu com o Viper no meio da década passada. A Chrysler investiu milhões na construção de uma nova plataforma para o mítico superesportivo e ele saiu de linha poucos anos depois por ter sido considerado um fracasso - tanto nas vendas como na proposta dinâmica.
De volta ao Camaro, com a ideia da GM de transformá-lo em um sedã nos moldes do Tesla Model S, minha esperança se renova um pouco, ao menos pela vaga expectativa de que a Chevrolet consiga manter - ou possa tentar manter, claro - o icônico nome "Camaro" no modelo. Vale lembrar que a GM quer vender apenas carros elétricos a partir de 2035.
Desse jeito, dá para manter a fé e a esperança de que Mustang, Camaro, Challenger e até o Charger continuem vivos por mais alguns anos - ainda que em outras versões de carroceria e propulsão. É esperar para ver essa transformação...



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