Camaro será trocado por sedã elétrico em 2024?

Ao que tudo indica, a GM estuda criar um modelo 100% elétrico para substituir o Camaro e rivalizar com o Tesla Model S

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Camaro será trocado por sedã elétrico em 2024?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Estava de férias e fui pego de surpresa com a notícia de que o Chevrolet Camaro, um dos últimos muscle cars ainda em atividade, poderá ser substituído em 2024 por um carro elétrico para rivalizar com o Tesla Model S - e ainda por cima feito em carroceria de sedã. Se isso de fato estiver prestes a acontecer, minha torcida é para que esse novo modelo apenas possa manter o nome... Camaro.

"Muscle Culture" é a coluna de André Deliberato (@andredeliberato no Twitter e no Instagram) no WM1, portal de notícias da Webmotors, que traz curiosidades, notícias e informações sobre uma das mais tradicionais filosofias de carros norte-americanas dos anos 1960 e 1970, mundialmente conhecida e representada pelos belíssimos muscle cars.

Muscle Culture

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

    Camaro sedã: não seria muscle, mas seria Camaro

    A torcida na real é para que esses três ícones que ainda existem, mas que estão com os dias contados - Chevrolet Camaro, Ford Mustang e Dodge Challenger -, consigam manter pelo menos os nomes em um futuro não muito distante, onde os motores térmicoscombustão) serão vistos como destruidores do planeta e os elétricos terão prioridades - ou até já têm.

    A Ford já definiu isso com o lançamento do Mustang Mach-E, um SUV 100% elétrico, em 2019. Ele não é um muscle car e muito menos um Mustang como o que conhecemos e reverenciamos há mais de 50 anos, mas pelo menos a marca teve a dignidade de se inspirar no visual do pony car e dar ao SUV o nome mais emblemático de sua história para não deixar a trajetória de sucesso do passado para trás.

    Já temos notícias - e até colunas minhas aqui no WM1 a respeito, basta dar uma olhada na lista aí de cima - de que Charger e Challenger seguirão vivos a partir do mesmo ano de 2024, embora com sistemas de propulsão híbridos ou elétricos. E isso eu até entendo, mas ainda não tenha certeza de que seguirão a filosofia dos musculosos carros norte-americanos.

    Chevrolet Camaro, hoje, é um cupê ou conversível esportivo que custa R$ 400 mil no Brasil
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
    toggle button

    Na verdade, aposto que também deverão mudar de formato - para sedã ou SUV. Isso porque lembro do que aconteceu com o Viper no meio da década passada. A Chrysler investiu milhões na construção de uma nova plataforma para o mítico superesportivo e ele saiu de linha poucos anos depois por ter sido considerado um fracasso - tanto nas vendas como na proposta dinâmica.

    De volta ao Camaro, com a ideia da GM de transformá-lo em um sedã nos moldes do Tesla Model S, minha esperança se renova um pouco, ao menos pela vaga expectativa de que a Chevrolet consiga manter - ou possa tentar manter, claro - o icônico nome "Camaro" no modelo. Vale lembrar que a GM quer vender apenas carros elétricos a partir de 2035.

    Desse jeito, dá para manter a fé e a esperança de que Mustang, Camaro, Challenger e até o Charger continuem vivos por mais alguns anos - ainda que em outras versões de carroceria e propulsão. É esperar para ver essa transformação...

    Muscle cars ainda existem... Mas são cada vez mais raros. Mustang e Camaro estão se transformando
    Crédito: Motoring.au
    toggle button
    Comentários
    Wid badge