Túnel do tempo: os carros mais vendidos há 10 anos

Há 10 anos, os hatches dominavam; hoje, os SUVs tomaram conta do ranking e os sedãs desapareceram

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Túnel do tempo: os carros mais vendidos há 10 anos
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em julho de 2015, o mercado automotivo brasileiro vivia um momento completamente diferente do que vemos hoje. No ranking dos carros mais vendidos não havia espaço para SUVs, muito menos para carros chineses ou híbridos e elétricos.

Quem dominava o gosto do consumidor eram os hatches compactos e os sedãs tradicionais - modelos que estavam em praticamente todas as garagens do país.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Naquele ano, o Fiat Palio era o carro mais vendido do Brasil, seguido de perto por Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Mas o tempo passou, e muita coisa mudou.

O Ford Ka estava entre os carros mais vendidos de 2015 e também foi uma vítima do tempo
Crédito: Divulgação
toggle button

Prova disso é que, dos dez modelos mais vendidos há dez anos, entre janeiro e julho de 2015, apenas três continuam em linha atualmente: o Chevrolet Onix, o Hyundai HB20 e o Toyota Corolla. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Os 10 carros mais vendidos de 2015

A lista dos dez modelos mais vendidos de janeiro a julho de 2015 era dominada pelos compactos, aqueles que representavam o sonho do primeiro carro ou a opção familiar de bom custo-benefício. Veja só como era:

  1. Fiat Palio - 74.068 unidades

  2. Chevrolet Onix - 66.515 unidades

  3. Hyundai HB20 - 60.811 unidades

  4. Ford Ka - 55.268 unidades

  5. Volkswagen Gol -  52.133 unidades

  6. VW Fox/CrossFox - 50.386 unidades

  7. Fiat Uno - 49.939 unidades

  8. Renault Sandero -  45.243 unidades

  9. Chevrolet Prisma - 40.332 unidades

  10. Toyota Corolla - 38.082 unidades

    Ou seja: nada de SUVs, muitos hatches e alguns sedãs presentes no top 10 de 2015.

    [embed]

    Os carros mais vendidos 10 anos depois: SUVs assumem metade do ranking

    Dez anos depois, o cenário mudou completamente. Entre janeiro e julho de 2025, o ranking é outro:

    1. Volkswagen Polo – 70.155 unidades

    2. Fiat Argo – 54.432 unidades

    3. VW T-Cross – 53.551 unidades

    4. Hyundai HB20 – 42.392 unidades

    5. Chevrolet Onix – 42.078 unidades

    6. Fiat Mobi – 41.329 unidades

    7. Hyundai Creta – 39.032 unidades

    8. Toyota Corolla Cross – 36.955 unidades

    9. Honda HR-V – 36.086 unidades

    10. Chevrolet Tracker – 34.212 unidades

      Aqui, a diferença salta aos olhos: cinco SUVs no top 10, enquanto em 2015 não havia nenhum. Os hatches ainda resistem, mas já não têm a mesma hegemonia, enquanto os sedãs desapareceram do top 10.

      Como curiosidade, o sedã mais vendido de 2025 é o Chevrolet Onix Plus, que está na 17º posição do ranking geral, com 24.667 unidades emplacadas durantes os sete primeiros meses do ano - e bem longe do top 10 dos carros mais vendidos.

      10 anos depois os SUVs dominam o ranking dos carros mais vendidos
      Crédito: André Deliberato/WM1
      toggle button

      E as marcas, quais dominavam?

      Considerando os automóveis e comerciais leves, em 2015 as líderes de mercado eram Fiat (18,45%), GM (15,77%) e Volkswagen (15,31%), seguidas por Ford (10,78%) e Hyundai (8%).

      Já em 2025, a fotografia é bem diferente. A Fiat continua líder, agora com 21,45% de participação. Mas a Volkswagen cresceu e aparece em segundo lugar, com 16,68%. A GM caiu para 10,60%, e duas marcas que não estavam no top 5 há dez anos ganharam força: Toyota (7,81%) e Hyundai (7,56%).

      O contraste é claro: a Ford desapareceu da lista, reflexo da saída da produção nacional em 2021, enquanto marcas asiáticas ganharam espaço.

      Hatches x SUVs: a mudança de gosto do brasileiro

      Quando olhamos para trás, fica evidente a mudança de perfil do consumidor. Em 2015, o brasileiro comprava majoritariamente hatches compactos, modelos acessíveis e pensados para economia. Hoje, em 2025, os SUVs se tornaram objetos de desejo — são mais altos, mais espaçosos e com status.

      Ainda existem hatches fortes, como Polo, HB20 e Onix. Mas a cada ano os utilitários ganham mais espaço, acompanhando também a evolução do mercado global e a chegada de novas marcas, principalmente as chinesas.

      Do Palio ao T-Cross: uma década de transformações

      Em dez anos, o mercado brasileiro passou por uma revolução. O ranking dos carros mais vendidos era composto por ícones como Palio, Gol, Uno e Ka, que hoje estão no passado. Marcas tradicionais, como a Ford, perderam espaço. Por outro lado, os SUVs se multiplicaram e hoje ocupam metade do top 10.

      E se os últimos dez anos já transformaram tanto, fica a pergunta: quais serão os carros mais vendidos em 2035?

      [embed]

      Comentários
      Wid badge