O canal de notícias da Webmotors

Finados: carros e versões que "morreram" em 2020

Neste feriado, WM1 separou uma lista com cinco modelos que deixaram de ser vendidos este ano

por André Deliberato

Nesse Finados, vamos falar de alguns modelos que nos deixaram este ano. O mercado de automóveis (não só o nacional, mas o mundial) está cada vez mais enxuto e focado em SUVs. Na prática, as marcas têm aposentado projetos ou simplesmente tirado de linha modelos que não vendem tanto assim para investir a grana em novas ideias... De utilitários.
Para se ter noção, Chevrolet, Volkswagen e Fiat, as três marcas que mais vendem no Brasil, ofereciam uma gama de carros considerada grande no Brasil em 2012, o ano em que o mercado nacional bateu seu recorde de vendas.
Quer um carro novo ou seminovo? A Webmotors é o lugar certo
Hoje em dia, esse número caiu consideravelmente - basta olhar nos próprios sites das fabricantes para ver que uma série de modelos bastante conhecidos, como Celta, Sonic, Meriva, Idea, Palio, Punto, Bravo, SpaceFox, Golf (1.0 e 1.4), Fusca e vários outros saíram de linha.
Isso ainda não acabou: muitos carros conhecidos "foram embora" recentemente, "mortos" também pela crise econômica que a pandemia do novo coronavírus instalou no planeta. E acreditamos que você não tenha notado o fim de muitos deles. Por isso, nesse feriado de Finados, que reúne familiares e amigos para relembrar as pessoas queridas que já se foram, listamos cinco modelos que deixaram de ser produzidos no mercado brasileiro.

Finados: os carros e versões que saíram de linha em 2020

1. Citroën C4 Lounge

A perda mais recente do mercado brasileiro foi a do sedã C4 Lounge, da Citroën, que era importado da Argentina. Reestilizado em 2018, o sedã teve as vendas suspensas no país devido aos fracos números de comercialização de janeiro a outubro - segundo a Fenabrave, foram menos de 300 unidades ao longo do ano, sendo que em agosto e setembro os registros foram de menos de 15 emplacamentos por mês.
Apesar do fraco desempenho no período, o carro era bom: tinha motor 1.6 THP (turbo), câmbio automático, bom espaço interno e ótima lista de equipamentos.

"Informamos que o Citroën C4 Lounge continua sendo produzido na Argentina. Em relação a sua comercialização no Brasil, a rede segue com a venda de suas unidades em estoque. Em função da oscilação cambial, a importação de novas unidades do modelo está temporariamente suspensa e a sua retomada levará em conta, entre outros fatores, a evolução do panorama externo", diz a Citroën.

2. Fiat Cronos GSR

Outra "morte" recente foi a da versão com câmbio automatizado do Fiat Cronos, que era conhecida pelo sobrenome "GSR". Essa partida é ainda mais emblemática porque também "mata" no Brasil a oferta do câmbio automatizado monoembreagem, que foi tão comum em nosso país no começo dessa década.
Último modelo com esse equipamento disponível no Brasil, o Fiat Cronos 1.3 GSR era vendido a R$ 66.690, mas sumiu do site oficial da montadora há algumas semanas. Esse "desaparecimento", no entanto, antecipa as mudanças que o carro deve receber em 2021, quando deve ganhar uma caixa de câmbio do tipo CVT.
Quer um Fiat Cronos? Veja nossa lista de ofertas

3. Nissan March

O Nissan March foi outro modelo importante do mercado nacional que deixou de ser oferecido em 2020 - enquanto o Versa, seu sedã, seguiu o caminho contrário e acaba de ganhar nova geração. Mas a aposentadoria tem uma espécie de explicação: em até dois anos, a lacuna deixada pelo hatch deverá ser ocupada por um SUV, criado pela Datsun, que aos poucos começa a aparecer em flagras.
Chamado de Magnite, este novo jipinho, uma espécie de crossover, terá como meta conquistar os clientes que ainda não têm poder aquisitivo para assinar o cheque e levar um SUV compacto para a garagem, como o Kicks e outros rivais.
O carro promete estrear no mercado indiano em 2021 e vir ao Brasil e outras praças emergentes até 2022. Serão duas opções de motor de três cilindros, ambas de 1,0 litro: o primeiro naturalmente aspirado, com 72 cv; e o segundo com turbocompressor, com 95 cv.
Quer um March seminovo? Veja nossas propostas!

4. Chevrolet Cobalt

Mais um sedã que se foi em 2020. Reparou que nessa lista não há - e nem deverá haver - SUVs? Lançado no Brasil em 2011, o Cobalt foi o primeiro projeto da Chevrolet brasileira sobre a plataforma GSV, que também serviria de base por aqui para os modelos Spin, Onix e Prisma (de primeira geração, hoje conhecidos como "Joy").
O sedã ainda recebeu um gás no final de 2015, quando foi reestilizado. Sedã compacto com porte avantajado, foi por alguns anos o queridinho de taxistas, mas perdeu força com a chegada do Onix Plus, sedã mais moderno, bonito e econômico, que tem proposta semelhante e preços mais interessantes. Por conta desse "canibalismo", o Cobalt nos deixou em fevereiro.
Quer um Cobalt? Dê uma olhada nesses anúncios!

5. Fiat Weekend

O ano de 2020 foi também a temporada que marcou a despedida da perua Weekend, antiga Palio Weekend, da Fiat - a station wagon deixou nosso mercado após 23 anos. Os motivos foram legislatórios. Na prática, o modelo saiu de linha por não atender alguns requisitos de segurança que se tornaram obrigatórios este ano.
Vamos terminar nossa lista de Finados com uma homenagem a esta perua que teve mais de 530 mil unidades vendidas no Brasil. A Fiat tratou a despedida da Weekend, que aconteceu em janeiro deste ano, como "missão cumprida". Para seu lugar, adivinhem o que a marca deve lançar? Se você pensou em SUV, acertou: em 2021 um utilitário feito sobre a base do Argo chega às nossas ruas.
Quer uma Weekend? Venha ver nosso estoque!

Comentários

Carregar mais