Você leu recentemente aqui no WM1 que o ano ainda promete uma boa leva de SUVs. Mas esse restinho de 2021 ainda reserva lançamentos importantes de hatches, sedãs, picapes e eletrificados. Isso mesmo, nesses pouco mais de dois meses para o fechamento do ano, a expectativa de carros que vêm por aí ainda é grande.
Separamos alguns dos principais lançamentos prometidos para este último trimestre deste conturbado ano para o mundo e a indústria automotiva. Confira os carros que vêm por aí em 2021.

A configuração mais invocada do modelo será apresentada entre novembro e dezembro deste ano. A S10 Z71 foi flagrada recentemente em testes e claramente será inspirada na Colorado Trail Boss, a variante asiática da picape média da GM. Com direito a molduras plásticas para alargar os para-lamas, estribos laterais, santantônio tubular e adesivos nas laterais.
O motor, contudo, será o mesmo 2.8 turbodiesel de 200 cv de potência e 51 kgf.m de torque, com câmbio automático de seis marchas e tração 4x4 com reduzida.
A Strada 2022 está entre os carros que vêm por aí em 2021 porque trará uma novidade na virada ano/modelo. O comercial leve mais vendido do país, enfim, estreia o câmbio automático continuamente variável (CVT) em suas versões topo de linha. Vai estrear juntamente com o motor 1.0 turbo de cerca de 130 cv que debuta antes no novo SUV compacto Pulse.
O veículo puramente elétrico é mais um lançamento da Ford para o finzinho deste ano. Apesar do nome Mustang, o Mach-E é um crossover robusto com mais de 4,70 metros e 2,98 m de entre-eixos. Há duas opções de motorização, de 269 cv ou 294 cv, e tração (4x4 ou apenas traseira).
O modelo deve ser o topo de linha da Ford no Brasil, com preços acima dos R$ 400 mil. Entre os equipamentos, quadro de instrumentos eletrônico, itens de condução semi-autônoma, conectividade com armazenamento na nuvem e central multimídia em tela vertical de 15”.

O sedã compacto é um dos carros que vêm por aí ainda em 2021 e um dos lançamentos mais aguardados do ano. A terceira geração do City já roda em mercados asiáticos - e em testes por aqui - e será apresentada no Brasil entre o fim de outubro e novembro. O modelo da marca japonesa ficou maior e promete acabamento mais sofisticado do que o os seus antecessores.
O novo City usará o inédito motor 1.5 16V e terá apenas opção com câmbio CVT. Esse propulsor também será produzido no Brasil e deverá ter potência na casa dos 130 cv e torque de 18 kgf.m. No primeiro trimestre de 2022, será a vez da linha City estrear sua inédita - no nosso mercado - variante hatch, que vai substituir o Fit - o monovolume ganhou nova geração lá fora, mas não virá para cá.
Teremos uma picape "raiz" entre os carros que vêm por aí em 2021. Derivada do Wrangler, a Gladiator promete ser tão robusta quanto o jipão. Com 5,53 metros de comprimento e capacidade de carga de até 770 kg, será lançada no Brasil por volta de novembro ou dezembro com motor 3.6 V6 de 289 cv e 35,9 kgf.m, caixa automática de oito marchas e tração 4×4.
A Kia também vai marcar presença no segmento de carros elétricos e híbridos com este crossover compacto, que estreará entre novembro e dezembro apenas na variante eletrificada. O Niro é um SUV com 4,35 m de comprimento que na versão Hybrid combina o motor 1.6 aspirado a outro elétrico.
Segundo a marca sul-coreana, a potência somada chega a 141 cv, com 26,9 kgf.m de torque máximo. O modelo pode rodar até 58 km no modo puramente zero emissões. Os preços devem ficar entre R$ 230 mil e R$ 280 mil.
A picape média da marca japonesa já mudou lá fora e incorpora a remodelação no fim deste ano - mas as vendas devem ficar só para 2022 como linha 2023. O desenho da nova Nissan Frontier será inspirado na estadunidense Titan, com grade tipo colmeia com barras horizontais e a nova logo da marca japonesa ao centro.
A gama manterá as opções de motores 2.3 turbodiesel com potências de 160 cv ou 190 cv (biturbo), tração 4x4 e transmissão automática de sete marchas.
A ousada aposta da marca francesa no segmento de picapes médias, enfim, debuta no Brasil entre novembro e dezembro de 2021. Fruto de uma parceria do então Grupo PSA (hoje Stellantis) com a chinesa Changan, a Landtrek tem 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos.
O modelo já foi apresentado para a América Latina. Aqui, está previsto motor 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 kgf.m, com carga útil superior a uma tonelada, mas a marca francesa já testa um novo propulsor com 181 cv para a Landtrek.
Uma novela mexicana, com atriz francesa e cenário argentino. Assim pode ser definida a Alaskan, que terá um final feliz para ser um dos carros que vêm por aí em 2021. Confirmada e descartada um punhado de vezes, a inédita picape média da Renault já começou a ser produzida na Argentina sobre a mesma base da Frontier. A Renault Alaskan até foi flagrada no Brasil.
Da Nissan, também usará o mesmo motor 2.3 turbodiesel, mas só na variante biturbo com 190 cv e 45,9 kgf.m. A Renault corre para lançar a Alaskan antes da Landtrek, entre outubro e novembro, porém só em versões topo de linha, sempre com câmbio automático de sete marchas e tração 4x4.
Há uma expectativa de que a gama compacta da Toyota passe por uma reestilização ainda este ano, apesar de a marca já ter lançado a linha 2022 do hatch e do sedã. De qualquer forma, o modelo já tem patentes registradas no INPI e, entre dezembro de 2021 e o primeiro trimestre de 2022, vai adotar seu face-lift, inspirado no modelo asiático.
Os faróis ficaram mais angulosos, enquanto a grade é nova, o que lhe confere um visual que remete ao Corolla. O para-choques também será remodelado. Na mecânica, nada muda: a linha Yaris manterá o motor 1.5 16V sempre com câmbio automático CVT.
Outro que já mudou lá fora e que está em contagem regressiva para apresentar as suas novidade por aqui é o compacto da marca alemã. O Volkswagen Polo foi presentado na Europa em abril: ganhou novo conjunto óptico bastante horizontalizado como de costume nos carros da marca alemã. A grade retilínea traz uma barra de LEDs tal qual visto no SUV médio. O estilo do Polo 2022 lembrará a oitava geração do Golf.
A linha terá apenas os motores 1.6 e 1.0 TSI - além da 1.4 do esportiva GTS. Isso porque o atual Polo continuará em linha com desenho “antigo”, em uma versão chamada Track e com o 1.0 aspirado para ser a porta de entrada da gama no Mercosul.



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