"Muscle Culture" é a coluna de André Deliberato (@andredeliberato no Twitter e no Instagram) no WM1, portal de notícias da Webmotors, que traz curiosidades, notícias e informações sobre uma das mais tradicionais filosofias de carros norte-americanas dos anos 1960 e 1970, mundialmente conhecida e representada pelos belíssimos muscle cars.
- Primeiro capítulo: Você sabia que Duster já foi um muscle car?
- Segundo capítulo: Qual foi o primeiro muscle da história?
- Terceiro capítulo: Muscles criados nos anos 60 que vivem até hoje
- Quarto capítulo: Afinal, o que é um muscle car?
- Quinto capítulo: Os cinco sobrenomes mais famosos do Mustang
- Sexto capítulo: Chevy Impala, o muscle car de Dean Winchester
- Sétimo capítulo: Muscle car ou pony car, entenda a diferença!
- Oitavo capítulo: Chevrolet Camaro, 10 anos de Brasil e 54 de vida
- Nono capítulo: Conheça versões do Mustang que não foram às ruas
- Décimo capítulo: Chevrolet Corvette, é muscle car ou não é?
- 11º capítulo: Por que um muscle restaurado é tão caro?
- 12º capítulo: A história do Ford Maverick, o "Mustang nacional"
- 13º capítulo: Chevrolet Monte Carlo, luxuoso como o principado
- 14º capítulo: Dodge Challenger vai perder V8, mas seguirá vivo
- 15º capítulo: Por que Dodge e Plymouth fizeram asas tão grandes?
- 16º capítulo: Dodge Charger será elétrico em 2024
- 17º capítulo: A história do Dart/Charger, o Dodge mais querido
- 18º capítulo: Mercury Comet: o primo-irmão do Ford Maverick
- 19º capítulo: Camaro será trocado por um sedã elétrico?
Adeus, Hellcat
Não que isso vá mudar muita coisa na minha vida - e na de muitos que acompanham essa coluna -, mas é triste imaginar que carros tão apaixonantes como estes irão se transformar em sedãs, quiçá SUVs e até em outras bugigangas com motores elétricos. Também não estou dizendo que sou contra carros elétricos. Mas se é para dar adeus à filosofia dos muscles... que seja algo digno.O Challenger Hellcat será aposentado pelas restritas normas antipoluição dos Estados Unidos e da Europa. É um dos últimos e legítimos muscle cars com motor extremamente poderoso, tração traseira e duas portas do jeito que gostamos, que seguem a filosofia original lá da década de 1960.
Mas há esperança. A Stellantis também já afirmou que irá investir 30 bilhões de euros (cerca de R$ 192 bilhões) até 2025 para eletrificar suas 14 marcas. Dentro desse investimento está um programa chamado eMuscle, 100% focado nos muscle cars equipados com conjuntos eletrificados.
É a mesma coisa? Essa resposta eu deixo para vocês. Mas de acordo com a filosofia original, um muscle car é um veículo de "um grupo de carros norte-americanos esportivos ou cupês com duas portas e motor potente". "Motor potente", ao meu ver, não significa necessariamente que ele precise ser à combustão...
Comentários