Veja aqui como será a picape Ford Maverick

Veja projeções exclusivas e o que já sabemos sobre a picape que virá importada do México para brigar com a Fiat Toro

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Fernando Miragaya
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A primeira dor de cabeça para a Fiat Toro já tem nome... e forma. Os primeiros pré-séries da Ford Maverick começaram a ser produzidos no México e o WM1 adianta como  será a picape médio-compacta programada para o segundo semestre de 2021.

Ford Maverick Projeção JKD Marca D Agua 2
A projeção da Ford Maverick mostra que o modelo busca inspiração na picape maior F-150
Crédito: Projeção João Kleber Design

A turma da João Kleber Design (JKD) fez projeções exclusivas da Maverick para o WM1 com base em informações da nossa equipe e em flagras recentes do futuro modelo. De cara, o exemplar da Ford será um dos poucos do segmento a ter mais jeitão de picape média.

Isso já fica evidente no capô retão e elevado e no conjunto ótico mais retilíneo. Os faróis principais têm recordes em forma de "C", com seções quadradas de LEDs na parte inferior. As luzes auxiliares retangulares são ligadas por uma barra comprida vazada que corta a grade ao centro. Esta tem nichos também horizontais.

Picape raiz

Ford Maverick Projeção JKD Marca D Agua 2
Das médio-compactas, Ford Maverick é a que terá mais porte de picape tradicional
Crédito: Projeção João Kleber Design

Desenho e porte que lembram muito uma picape maior, a F-150, modelo que a Ford tenta trazer para o mercado brasileiro há algum tempo. A similaridade da Maverick com as picapes tradicionais, inclusive, segue nas laterais. Portas grandes e linha de cintura reta ditam o perfil do veículo.

Na traseira, mais de picape "raiz". As lanternas grandes são verticais e invadem discretamente as laterais. A tampa é repleta de cavidades e há um engate embutido abaixo do estribo.

Ou seja, a Maverick será a mais diferentona - e tradicional - das picapes médio-compactas. Tanto a Toro, que mudará agora em abril - veja o flagra -, como as futuras Volkswagen Tarok e Hyundai Santa Cruz - que será revelada em breve - seguem um padrão de design mais de carro de passeio, com linhas angulosas e fluidas.

E na mecânica da Ford Maverick?

A Maverick usa uma base conhecida do brasileiro. A arquitetura em monobloco é do último Focus com o qual tivemos contato, só que no lugar da suspensão independente multibraço traseira, a picape se valerá de um robusto eixo de torção - o que também barateia as coisas para a Ford.

Essa plataforma é a mesma usada por dois carros que chegarão nos próximos anos ao Brasil. Um é o Bronco Sport, que já teve até teaser divulgado pela Ford e será lançado em abril. O outro também é SUV, o Escape, só que na versão híbrida, que deve ficar para 2022.

Na parte de conjunto mecânico, a Ford Maverick vai seguir a motorização do Bronco Sport. Adotará a linha turbo Ecoboost com o 1.5 três-cilindros de 184 cv e 23 kgf.m e o 2.0 quatro-cilindros de 248 cv e 38 kgf.m (do falecido Fusion). O câmbio é sempre automático de oito marchas

Para o Brasil, estuda-se uma versão com o 2.0 Duratec, aspirado, com injeção direta e que rendia até 178 cv nas versões mais caras do EcoSport e na linha Focus - mais uma maneira de a Ford baratear as coisas.

Por falar em preço...

Thumbnail Ford Maverick 2022 02
Picape será lançada no segundo semestre e ficará posicionada abaixo da Ranger
Crédito: Reprodução

A Ford Maverick ficará posicionada logo abaixo da Ranger. Com estimados 4,70 metros de comprimento (65 cm a menos que a picape média), só será vendida com cabine dupla e com uma proposta mais para o lazer, apesar da caçamba com esperados 800 litros de capacidade e carga útil na casa dos 700 kg.

Tanto que o modelo deve seguir os preços da principal rival. A Toro com o 1.8 flex e câmbio automático de seis marchas custa entre R$ 117 mil e R$ 130 mil. A Fiat tem uma versão de R$ 109 mil com caixa manual, porém fontes dizem que dificilmente trarão esse tipo de transmissão na Maverick.

Opção de tração 4x4 também não está garantida para o modelo da Ford Maverick. Bom lembrar que a Toro tem variantes turbodiesel e que agora em abril a Fiat fará uma remodelação no modelo, que ganhará o novo motor 1.3 GSE turboflex de até 185 cv - o mesmo do Jeep Compass 2022.

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