Mercedes quer lançar 'táxi robô' em até 5 anos

Projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Bosch e não será disponibilizado para consumidor comum

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Mercedes quer lançar 'táxi robô' em até 5 anos
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A largada na corrida para ver qual montadora produz o primeiro automóvel 100% autônomo está dada, e a Mercedes-Benz quer estar entre os líderes dessa competição. Para isso, a Daimler, dona da Mercedes, acaba de fechar acordo de cooperação com a Bosch, gigante do setor de autopeças que está por trás da criação de equipamentos como freios ABS e controles de tração e estabilidade.

icon photo
Legenda: Cidade do futuro para a Mercedes-Benz
Crédito: Cidade do futuro para a Mercedes-Benz

A intenção das duas empresas, de acordo com a “Reuters”, é acelerar os processo de pesquisa e desenvolvimento e, no prazo de até cinco anos, colocar nas ruas veículos que poderão ser chamados de “táxis robôs”, que inicialmente não serão vendidos ao consumidor final e sim disponibilizados como veículos de transporte urbano individual, requisitados por aplicativo.

É uma abordagem que lembra o serviço já oferecido por empresas como a Uber, que não por acaso está investindo milhões de dólares para desenvolver automóveis capazes de rodar sem um motorista – e, inclusive, já atende clientes de forma experimental, em estados norte-americanos como a Califórnia, com protótipos semiautônomos, que contam com alguém sempre atrás do volante para assumir o comando em caso de emergência.

O acordo também beneficiará a Bosch, frente a concorrência de outras fabricantes de autopeças, como Delphi, Continental e ZF, que também têm feito investimentos expressivos em tecnologia autônoma. A Mercedes, por sua vez, quer fazer frente a montadoras como a rival BMW, que há pouco tempo fechou acordo semelhante com a fabricante de chips Intel.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors