Audi AI:ME é uma visão da mobilidade do futuro

Conceito revelado no Salão de Xangai é uma perspectiva de como os veículos urbanos autônomos serão nos próximos anos

  1. Home
  2. Notícias
  3. Audi AI:ME é uma visão da mobilidade do futuro
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Um dos destaques da Audi no Salão de Xangai é o AI:ME, um conceito que visa a mobilidade para as megacidades do futuro. Tem dimensões compactas, motor elétrico, interior espaçoso e condução autônoma ao nível 4.

icon photo
Legenda: Audi Ai:me
Crédito: Divulgação

Com porte quase idêntico ao do A3 (o conceito tem 4,30m contra 4,31m do hatch), o AI:ME deixa em aberto a possibilidade de inspirar as futuras gerações do modelo.  O protótipo usa um motor elétrico de 170 CV. Posicionado na traseira, assim como a bateria de 65 kWh, o conceito dispensa o túnel do diferencial e aumenta ainda mais o espaço interno para os passageiros, que já contam com 2,77m de entre-eixos (mais que um Hyundai Santa Fé, que tem 2,70m).

Trata-se do terceiro conceito apresentado pela Audi seguindo a linha de mobilidade do futuro. Antes, a marca de Ingolstadt já havia mostrado o Aicon (2017) e o PB18 e-tron (2018).

Construído em uma plataforma específica, mas não revelada, o AI:ME abusa do estilo futurista. Os vidros laterais, por exemplo, são enormes para privilegiar a visibilidade e têm vincos dividindo-os em duas partes. Uma curiosidade é que apenas a parte debaixo dos vidros se abre. Dessa forma, o ar que entra é direcionado apenas para o corpo e não para o rosto dos ocupantes.

icon photo
Legenda: Audi AI:ME é uma visão da mobilidade do futuro
Crédito: Divulgação

Equipado com sistema autônomo de nível 4 (tem volante, mas ele só é utilizado em situações específicas, como autoestradas ou áreas restritas dentro das cidades.), o AI:ME permite que os ocupantes façam o que gostam durante a maior parte do tempo.

Os bancos dianteiros são inspirados em poltronas de casa, para proporcionar o máximo de conforto. Os encostos são projetados como conchas curvas para dar apoio a cabeça em todas as posições. Quando a pedaleira não é necessária, o motorista pode descansar os pés nos suportes existentes debaixo do painel. No banco traseiro, que é quase um sofá em forma de U, os ocupantes podem variar a posição para sentar de qualquer forma desejada.

Recheado de tecnologia, como é esperado em um conceito, o AI:ME tem sistemas que funcionam através do movimento dos olhos e comandos de voz. Além disso, existem óculos de realidade virtual para os ocupantes usarem o sistema multimídia.

icon photo
Legenda: Audi AI:ME é uma visão da mobilidade do futuro
Crédito: Divulgação

Depois do Aicon, que era focado em grandes distâncias, do esportivo PB 18 e do urbano AI:ME, a Audi ainda prepara mais um conceito do futuro da mobilidade, que será apresentado no Salão de Frankfurt deste ano.  Será que vem um modelo com pegada off-road? Só nos resta aguardar.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors