"Muscle Culture" é a coluna de André Deliberato (@andredeliberato no Twitter e no Instagram) no WM1, portal de notícias da Webmotors, que traz curiosidades, notícias e informações sobre uma das mais tradicionais filosofias de carros norte-americanas, lá dos anos 1960 e 1970, mundialmente conhecida e representada pelos belíssimos... muscle cars.
- Primeiro capítulo: Você sabia que Duster já foi um muscle car?
- Segundo capítulo: Qual foi o primeiro muscle da história?
- Terceiro capítulo: Muscles criados nos anos 60 que vivem até hoje
- Quarto capítulo: Afinal, o que é um muscle car?
- Quinto capítulo: Os cinco sobrenomes mais famosos do Mustang
- Sexto capítulo: Chevy Impala, o muscle car de Dean Winchester
- Sétimo capítulo: Muscle car ou pony car, entenda a diferença!
- Oitavo capítulo: Chevrolet Camaro, 10 anos de Brasil e 54 de vida
- Nono capítulo: Conheça versões do Mustang que não foram às ruas
- Décimo capítulo: Chevrolet Corvette, é muscle car ou não é?
- 11º capítulo: Por que um muscle restaurado é tão caro?
- 12º capítulo: A história do Ford Maverick, o "Mustang nacional"
- 13º capítulo: Chevrolet Monte Carlo, luxuoso como o principado
- 14º capítulo: Dodge Challenger vai perder V8, mas seguirá vivo
- 15º capítulo: Por que Dodge e Plymouth fizeram asas tão grandes?
- 16º capítulo: Dodge Charger será elétrico em 2024
- 17º capítulo: A história do Dart/Charger, o Dodge mais querido
- 18º capítulo: Mercury Comet: o primo-irmão do Ford Maverick
- 19º capítulo: Camaro será trocado por um sedã elétrico?
- 20º capítulo: Quer um Hellcat? Corra, pois seu fim será em 2023
Chevelle 1970 está todo original
Encontramos um vídeo no Youtube com detalhes sobre a descoberta (veja mais abaixo). De acordo com os envolvidos, o carro estava esquecido em uma mesma garagem há 42 anos - é modelo 1970, mas ao que parece foi adquirido em 1969. E mesmo após tanto tempo parado, o muscle car ainda mostrou estar em ótimas condições.Repare pelas imagens do vídeo que o esportivo está coberto por uma boa camada de poeira, o que é normal em situações como esta. O grande barato é que o vídeo revela que o carro está todo original, com números de carroceria, motor e câmbio em acordo. A única alteração em relação ao documento original é a pintura, já que esta unidade saiu de fábrica com listras brancas que... viraram laranjas.
O que é o Chevelle... e o Chevelle LS6
O Chevelle foi um carro médio feito pela Chevrolet que teve três gerações, entre 1964 e 1978, com carrocerias de cupê, sedã, perua e até conversível. Foi esse carro que cedeu a plataforma para o nascimento do Monte Carlo, alguns anos depois, e também o que originou futuramente o Malibu.A primeira geração, de 1964, surgiu após o lançamento do Ford Fairlane. Feito sobre uma plataforma inteiramente nova, o Chevelle tinha 2,90 m de entre-eixos (isso era um tamanho médio, para a época) e foi o único carro totalmente novo da indústria automobilística norte-americana em 1964. No line-up da empresa, ficava entre o pequeno Chevrolet 2 e os modelos grandes da marca, como o Corvair.
A segunda geração, como a do carro encontrado no vídeo e principal personagem desta coluna, durou de 1968 a 1972. Era a geração que mais se aproximava do conceito de muscle car, obviamente na carroceria cupê. Teve até versões esportivas, como a Super Sport, e entre estas estavam as supostas 4.475 unidades SS454 de 1970 com o motor LS6 V8, que podia entregar mais de 300 cv.
A terceira geração do modelo, de 1973 a 1977, mudou totalmente de visual e ganhou uma série de derivações - chegou até a ser utilizado na Nascar durante esses anos. Dentre essa série de sobrenomes uma das configurações mais bem sucedidas esportivamente do Chevelle foi a série Laguna, responsável por 34 vitórias e dois títulos nacionais do piloto Cale Yarborough.
Comentários