Raro Chevelle 1970 fica na garagem por 42 anos

Imagine encontrar uma das 4.475 unidades do muscle car equipadas com o raríssimo motor V8 LS6. Foi o que aconteceu

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Raro Chevelle 1970 fica na garagem por 42 anos
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Essa história é daquelas que ninguém acredita. Imagine abrir uma garagem e encontrar um Chevelle raríssimo, seminovo, equipado com o motor V8 LS6. Pois foi exatamente isso que aconteceu. "Raro", porque a Chevrolet supostamente fez só 4.475 unidades do Chevelle com esse motor. E isso, claro, se traduz em grana: inteiro, um modelo desse tipo pode valer até US$ 150 mil (cerca de R$ 844 mil).

"Muscle Culture" é a coluna de André Deliberato (@andredeliberato no Twitter e no Instagram) no WM1, portal de notícias da Webmotors, que traz curiosidades, notícias e informações sobre uma das mais tradicionais filosofias de carros norte-americanas, lá dos anos 1960 e 1970, mundialmente conhecida e representada pelos belíssimos... muscle cars.

Muscle Culture

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

    Chevelle 1970 está todo original

    Encontramos um vídeo no Youtube com detalhes sobre a descoberta (veja mais abaixo). De acordo com os envolvidos, o carro estava esquecido em uma mesma garagem há 42 anos - é modelo 1970, mas ao que parece foi adquirido em 1969. E mesmo após tanto tempo parado, o muscle car ainda mostrou estar em ótimas condições.

    Repare pelas imagens do vídeo que o esportivo está coberto por uma boa camada de poeira, o que é normal em situações como esta. O grande barato é que o vídeo revela que o carro está todo original, com números de carroceria, motor e câmbio em acordo. A única alteração em relação ao documento original é a pintura, já que esta unidade saiu de fábrica com listras brancas que... viraram laranjas.

    O que é o Chevelle... e o Chevelle LS6

    O Chevelle foi um carro médio feito pela Chevrolet que teve três gerações, entre 1964 e 1978, com carrocerias de cupê, sedã, perua e até conversível. Foi esse carro que cedeu a plataforma para o nascimento do Monte Carlo, alguns anos depois, e também o que originou futuramente o Malibu.

    A primeira geração, de 1964, surgiu após o lançamento do Ford Fairlane. Feito sobre uma plataforma inteiramente nova, o Chevelle tinha 2,90 m de entre-eixos (isso era um tamanho médio, para a época) e foi o único carro totalmente novo da indústria automobilística norte-americana em 1964. No line-up da empresa, ficava entre o pequeno Chevrolet 2 e os modelos grandes da marca, como o Corvair.

    A segunda geração, como a do carro encontrado no vídeo e principal personagem desta coluna, durou de 1968 a 1972. Era a geração que mais se aproximava do conceito de muscle car, obviamente na carroceria cupê. Teve até versões esportivas, como a Super Sport, e entre estas estavam as supostas 4.475 unidades SS454 de 1970 com o motor LS6 V8, que podia entregar mais de 300 cv.

    A terceira geração do modelo, de 1973 a 1977, mudou totalmente de visual e ganhou uma série de derivações - chegou até a ser utilizado na Nascar durante esses anos. Dentre essa série de sobrenomes uma das configurações mais bem sucedidas esportivamente do Chevelle foi a série Laguna, responsável por 34 vitórias e dois títulos nacionais do piloto Cale Yarborough.

    Chevrolet Chevelle Malibu era a versão de luxo do carro que depois originou... o modelo de carro Malibu
    Crédito: Reprodução
    toggle button
    Comentários
    Wid badge