TAC Stark finalmente chega ao mercado. A R$ 98,78 mil

Jipe tem o motor FTP S23, com 2,3-litros e 127 cv, e será vendido diretamente pela fábrica e por uma revenda multimarcas em São Paulo
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Gustavo Ruffo
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- Em abril deste ano o leitor Marco Pathe flagrou um TAC Stark na Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. Na ocasião, falamos que o jipe catarinense seria lançado no segundo semestre deste ano. Dito e feito, mas a TAC deixou para anunciar preços e o modo de comercialização quase nos 45 minutos do segundo tempo: o Stark será vendido diretamente pela fábrica e custará R$ 98,78 mil.

O modo de vendas diretas não deveria surpreender. Afinal de contas, o primeiro lote de veículos foi vendido pela empresa durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em 2008, e começa a ser entregue ainda este mês. Além da fábrica, uma revenda multimarcas de São Paulo, ainda não revelada, também venderá o off-road catarinense.

Quando foi apresentado, o jipe usava o motor VW AP 1800 flex, que não seria o mais adequado para aplicações off-road, mas seria inovador, já que não havia nenhum jipe flex no mercado. A empresa demorou a lançar o Stark e a Mitsubishi saiu primeiro com o TR4. Por isso apostamos que o motor que a FTP forneceria ao Stark seria o 1,9-litro que equipa o Fiat Linea. Para deleite dos trilheiros do país, erramos. O Stark usa motor turbodiesel de 2,3-litros e 127 cv a 3.600 rpm e 300 Nm a 1.800 rpm, o S23, que também equipa o Fiat Ducato e os irmãos Peugeot Boxer e Citroën Jumper.

Com um tanque de 70 l colocado à frente do eixo traseiro, o modelo promete uma autonomia muito mais alta em lugares inóspitos, onde conseguir combustível faz parte da aventura. Além disso, o diesel também oferece um torque espetacular, com um compromisso de distribuição de peso, segundo a TAC, não tão expressivo. O S23 pesa 220 kg, contra 120 kg do AP 1800. De todo modo, o modelo de produção em série pesa 300 kg a mais que o protótipo, possivelmente também pela adição de itens de conforto. De 1.300 kg, ele passou a 1.635 kg.

Com 4,08 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,90 m de altura e 2,54 m de entre-eixos, o Stark tem câmbio manual Eaton FSO-2405D, de cinco marchas sincronizadas, o mesmo usado em modelos Iveco. Diferente dos modelos que contam apenas com tração nas quatro rodas, o Stark terá reduzida BorgWagner, de engate manual, e diferenciais Dana 44.3, com bloqueio na traseira, a chamada tração positiva.

A suspensão do jipe também chama a atenção. Independente nas quatro rodas, ela tem um sistema de braços duplos A, com dois amortecedores por roda e um longo curso de 180 mm na traseira. A dianteira tem curso de 160 mm. O vão livre é de 24 cm no eixo dianteiro do carro, seu ponto mais baixo, e os ângulos de ataque e saída são respectivamente de 49º e 44º. O ângulo de rampa é 29º. Os freios são a disco ventilados nas quatro rodas, com sistema de roda livre manual também em todas elas.

Apesar de voltado para as trilhas e capaz de vencê-las com desenvoltura, o Stark também terá um perfil de conforto, com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, rodas de liga-leve, porta-copos, controle remoto para abertura das portas e bancos de couro. Com capacidade para quatro passageiros, o jipe oferece pouco espaço na traseira, daí ser chamado pela TAC de 2+2.

Em três anos, a TAC pretende chegar à produção de 100 unidades do Stark por mês. É um volume muito baixo, mas que tem condições de se ampliar. Só do motor S23 a Iveco pretende produzir 20 mil unidades por ano.

O primeiro lote do Stark, comemorativo do início da produção, com 25 unidades, já foi completamente vendido. Depois de sua entrega, o Stark começará a ser vendido ao restante dos consumidores. A rede de distribuição ainda está em formação. Para quem tiver dúvidas, a assessoria da TAC sugere o link “Fale conosco” do site oficial da empresa, www.tacmotors.com.br.

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