Mustang V8 a hidrogênio? É o que diz a patente

Registro feito nos Estados Unidos revela que essa talvez seja a maneira encontrada pela Ford para seguir com o motor V8

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Mustang V8 a hidrogênio? É o que diz a patente
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Sim, você leu certo. Uma patente feita pela Ford nos Estados Unidos, encontrada pela turma do site Muscle Cars and Trucks, pode indicar que o Mustang V8 talvez tenha sua vida prolongada por mais alguns anos, para a felicidade geral da nação (ou pelo menos para a nossa, apaixonados por carros). Nesse projeto, o motor seria movido a hidrogênio em vez de gasolina. Louco, né?

"Muscle Culture" é a coluna de André Deliberato (@andredeliberato no Twitter e no Instagram) no WM1, portal de notícias da Webmotors, que traz curiosidades, notícias e informações sobre uma das mais tradicionais filosofias de carros norte-americanas, lá dos anos 1960 e 1970, mundialmente conhecida e representada pelos belíssimos... muscle cars.

Muscle Culture

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

    Mustang V8 a hidrogênio

    O Mustang vai receber uma nova geração nos próximos anos e nós já falamos sobre isso por aqui. E a ideia, de acordo com fontes ligadas à Ford, é de que esse novo muscle car não seja somente 100% (sem graça) elétrico como faz o Mach-E, até porque falamos de um dos esportivos mais icônicos da história do automóvel.

    Entre nós, a graça seria fazer com que o carro continuasse a roncar alto, ou pelo menos que fosse guiado por um motor latente lá na frente, que possa fazer o sangue tremer nas arrancadas e jogar toda sua força para as rodas traseiras como o muscle sempre fez, desde que veio ao mundo em 1964. Mesmo que esse ronco seja diferente...

    Portanto acalmem-se, jovens padawans! Documentos de patente mostram o projeto de um motor movido pela combustão do hidrogênio e que ainda teria turbo e injeção direta - essa ideia do turbo pode ter surgido justamente para evitar problemas de centelha (o nome técnico da explosão ou da "pré-detonação" que acontece com a gasolina) comuns em conjuntos movidos a hidrogênio.

    Nessa patente, a Ford ainda detalha tecnicamente um sistema inédito de recirculação de gases de escape, totalmente variável, que consegue controlar a entrada de ar na câmara de combustão - é assim que a marca pretende fazer a mistura de ar e combustível (o hidrogênio) de maneira perfeita para que a eficiência seja a maior possível.

    Patente da Ford revela que o Mustang V8 pode continuar vivo, mas movido a Hidrogênio
    Crédito: Reprodução/Muscle Cars and Trucks
    toggle button

    Curioso notar que o desenho da patente não revela ser um motor V8, mas vamos enaltecer aqui o fato de que simplesmente dá para ser - assim como qualquer configuração de montagem de motor, seja V8, V6, de quatro cilindros e por aí vai. Solução interessante e, por ora, por todos os registros já encontrados, a única capaz de fazer com que o Mustang possa seguir com seu V8tão sob o capô.

    E não, o Mustang V8 movido a hidrogênio não vai roncar grave como um alimentado a gasolina, mas quanto a isso sistemas virtuais de escape conseguem fazer seu trabalho. E o mais interessante para o planeta é que esse futuro pony car vai poder gritar forte sem poluir o meio ambiente, já que um motor a hidrogênio emite... vapor d’água.

    Comentários
    Wid badge