"Muscle Culture" é a coluna de André Deliberato (@andredeliberato no Twitter e no Instagram) no WM1, portal de notícias da Webmotors, que traz curiosidades, notícias e informações sobre uma das mais tradicionais filosofias de carros norte-americanas, lá dos anos 1960 e 1970, mundialmente conhecida e representada pelos belíssimos... muscle cars.
- Primeiro capítulo: Você sabia que Duster já foi um muscle car?
- Segundo capítulo: Qual foi o primeiro muscle da história?
- Terceiro capítulo: Muscles criados nos anos 60 que vivem até hoje
- Quarto capítulo: Afinal, o que é um muscle car?
- Quinto capítulo: Os cinco sobrenomes mais famosos do Mustang
- Sexto capítulo: Chevy Impala, o muscle car de Dean Winchester
- Sétimo capítulo: Muscle car ou pony car, entenda a diferença!
- Oitavo capítulo: Chevrolet Camaro, 10 anos de Brasil e 54 de vida
- Nono capítulo: Conheça versões do Mustang que não foram às ruas
- Décimo capítulo: Chevrolet Corvette, é muscle car ou não é?
- 11º capítulo: Por que um muscle restaurado é tão caro?
- 12º capítulo: A história do Ford Maverick, o "Mustang nacional"
- 13º capítulo: Chevrolet Monte Carlo, luxuoso como o principado
- 14º capítulo: Dodge Challenger vai perder V8, mas seguirá vivo
- 15º capítulo: Por que Dodge e Plymouth fizeram asas tão grandes?
- 16º capítulo: Dodge Charger será elétrico em 2024
- 17º capítulo: A história do Dart/Charger, o Dodge mais querido
- 18º capítulo: Mercury Comet: o primo-irmão do Ford Maverick
- 19º capítulo: Camaro será trocado por um sedã elétrico?
- 20º capítulo: Quer um Hellcat? Corra, pois seu fim será em 2023
- 21º capítulo: Chevelle 1970 fica na garagem por 42 anos
- 22º capítulo: por que Daytona e Superbird quase não existem?
- 23º capítulo: novo Batman tem um muscle car, que incrível!
Mustang V8 a hidrogênio
O Mustang vai receber uma nova geração nos próximos anos e nós já falamos sobre isso por aqui. E a ideia, de acordo com fontes ligadas à Ford, é de que esse novo muscle car não seja somente 100% (sem graça) elétrico como faz o Mach-E, até porque falamos de um dos esportivos mais icônicos da história do automóvel.Entre nós, a graça seria fazer com que o carro continuasse a roncar alto, ou pelo menos que fosse guiado por um motor latente lá na frente, que possa fazer o sangue tremer nas arrancadas e jogar toda sua força para as rodas traseiras como o muscle sempre fez, desde que veio ao mundo em 1964. Mesmo que esse ronco seja diferente...
Portanto acalmem-se, jovens padawans! Documentos de patente mostram o projeto de um motor movido pela combustão do hidrogênio e que ainda teria turbo e injeção direta - essa ideia do turbo pode ter surgido justamente para evitar problemas de centelha (o nome técnico da explosão ou da "pré-detonação" que acontece com a gasolina) comuns em conjuntos movidos a hidrogênio.
Nessa patente, a Ford ainda detalha tecnicamente um sistema inédito de recirculação de gases de escape, totalmente variável, que consegue controlar a entrada de ar na câmara de combustão - é assim que a marca pretende fazer a mistura de ar e combustível (o hidrogênio) de maneira perfeita para que a eficiência seja a maior possível.
Curioso notar que o desenho da patente não revela ser um motor V8, mas vamos enaltecer aqui o fato de que simplesmente dá para ser - assim como qualquer configuração de montagem de motor, seja V8, V6, de quatro cilindros e por aí vai. Solução interessante e, por ora, por todos os registros já encontrados, a única capaz de fazer com que o Mustang possa seguir com seu V8tão sob o capô.
E não, o Mustang V8 movido a hidrogênio não vai roncar grave como um alimentado a gasolina, mas quanto a isso sistemas virtuais de escape conseguem fazer seu trabalho. E o mais interessante para o planeta é que esse futuro pony car vai poder gritar forte sem poluir o meio ambiente, já que um motor a hidrogênio emite... vapor d’água.
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