"Muscle Culture" é a coluna de André Deliberato (@andredeliberato no Twitter e no Instagram) no WM1, portal de notícias da Webmotors, que traz curiosidades, notícias e informações sobre uma das mais tradicionais filosofias de carros norte-americanas, lá dos anos 1960 e 1970, mundialmente conhecida e representada pelos belíssimos... muscle cars.
- Primeiro capítulo: Você sabia que Duster já foi um muscle car?
- Segundo capítulo: Qual foi o primeiro muscle da história?
- Terceiro capítulo: Muscles criados nos anos 60 que vivem até hoje
- Quarto capítulo: Afinal, o que é um muscle car?
- Quinto capítulo: Os cinco sobrenomes mais famosos do Mustang
- Sexto capítulo: Chevy Impala, o muscle car de Dean Winchester
- Sétimo capítulo: Muscle car ou pony car, entenda a diferença!
- Oitavo capítulo: Chevrolet Camaro, 10 anos de Brasil e 54 de vida
- Nono capítulo: Conheça versões do Mustang que não foram às ruas
- Décimo capítulo: Chevrolet Corvette, é muscle car ou não é?
- 11º capítulo: Por que um muscle restaurado é tão caro?
- 12º capítulo: A história do Ford Maverick, o "Mustang nacional"
- 13º capítulo: Chevrolet Monte Carlo, luxuoso como o principado
- 14º capítulo: Dodge Challenger vai perder V8, mas seguirá vivo
- 15º capítulo: Por que Dodge e Plymouth fizeram asas tão grandes?
- 16º capítulo: Dodge Charger será elétrico em 2024
- 17º capítulo: A história do Dart/Charger, o Dodge mais querido
- 18º capítulo: Mercury Comet: o primo-irmão do Ford Maverick
- 19º capítulo: Camaro será trocado por um sedã elétrico?
- 20º capítulo: Quer um Hellcat? Corra, pois seu fim será em 2023
- 21º capítulo: Chevelle 1970 fica na garagem por 42 anos
- 22º capítulo: por que Daytona e Superbird quase não existem?
- 23º capítulo: novo Batman tem um muscle car, que incrível!
- 24º capítulo: patente diz que Mustang pode ser movido a hidrogênio
Mustang lendário... sem barulho
Não é piada. Vi nessas últimas semanas em vários importantes sites de notícias que uma empresa britânica chamada "Charge Cars" ("Carros recarregáveis" na tradução direta) faria 499 unidades do clássico Mustang 1965 verde que ficou famoso por ter sido guiado por Steve McQueen no filme "Bullitt" (de 1968), só que reconstruídas em novos chassis e com motorização 100% elétrica.O que para muitos pode ser a solução na busca por um muscle car clássico, para outros (e vários, muitos outros, diga-se) isso chega a ser heresia. A Charge não revelou se utiliza carrocerias antigas do Mustang ou se cria uma nova do zero, mas o visual é idêntico por fora, embora totalmente novo no interior, conforme as duas únicas fotos reveladas pela empresa - que vocês conferem nesta coluna.
Segundo a Charge, o Mustang EV tem 536 cv (contra 120 cv do Mustang original), acelera até 230 km/h e faz de 0 a 100 km/l em 3,9 segundos - enquanto o clássico podia arrancar somente até 164 km/h, rodava 350 quilômetros com um tanque e cumpria o 0-100 km/h em 12,2 s. Números que são assombrosamente melhores, sem dúvida. Mas infinitamente sem o mesmo charme.
Por dentro, como se vê pela imagem revelada, a cabine ainda guarda espaço para uma central multimídia, quadro de instrumentos 100% digital atrás do volante e ainda um espaço para deixar o celular na região do console entre os bancos, que parecem ser de couro. Interior com estilo retrô, provavelmente inspirado no Mustang Bullitt clássico, mas cheio de tecnologia.
E você, amigo leitor e milionário: despejaria quase R$ 2,3 milhões para ter um Mustang silencioso ou prefere gastar nem 10% desse valor para ter um Mustang clássico restaurado?
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