Picapes que chegarão ao mercado brasileiro em 2021

Confira a lista de modelos que têm lançamento previsto para este ano. Tem desdes picaponas até versões de compactas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Picapes que chegarão ao mercado brasileiro em 2021
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os SUVs chamam a atenção, atraem os holofotes, mas pouca gente percebe o quanto as picapes mexem com o mercado. Trata-se de um segmento que sobreviveu honrosamente à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e que tem uma agenda repleta de lançamentos de picapes que chegarão em 2021.

Sim, 2021 promete muito para a categoria. Já tivemos as renovações das linhas Fiat Toro e Mitsubishi L200, além do anúncio de uma nova picape da GM, que, já sabemos, será uma médio-compacta. Para o ano, ainda teremos mais novidades, de vários tamanhos e segmentos: confira as picapes que chegarão em 2021.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Ford F-150

Nova Ford F-150 2021
Nova F-150 namora o Brasil há um tempão e é uma das picapes que chegarão em 2021
Crédito: Divulgação
toggle button

Antigo sonho e desejo de picapeiros do Brasil, o modelo nunca esteve tão perto do nosso mercado. Recentemente renovado e apresentado na Argentina, o veículo mais vendido dos Estados Unidos só não chegou antes justamente por ser importado de lá.

Com o dólar alto e sem os benefícios de acordos bilaterais de importação, a Ford faz contas e mais contas para viabilizar a vinda da F-150. Contudo, a marca já registrou as patentes do modelo, e conforme WM1 antecipou, a picape será lançada no Brasil até o fim deste ano para rivalizar com a RAM 1500. Pode ser que tenha até a versão Raptor!

Renault Alaskan

Renault Alaskan
Renault Alaskan ficou em um "vai não vai", mas está entre as picapes que chegarão em 2021
Crédito: Divulgação
toggle button

A novela que envolve a primeira picape média da marca francesa para o Brasil deve terminar este ano. Produzida na Argentina desde o fim do ano passado, a Alaskan já foi flagrada em testes no Brasil e será apresentada entre julho e setembro de 2021.

Fruto da mesma plataforma da Nissan Frontier - que falaremos na sequência -, a Alaskan deve adotar por aqui o mesmo conjunto mecânico do companheiro de fábrica. É aguardado o 2.3 bi-turbodiesel de até 190 cv e 45,9 kgf.m, com transmissão automática de sete marchas e tração 4x4 com reduzida.

Jeep Gladiator

Jeep Gladiator Rubicon
Jeep Gladiator na versão Rubicon. Picape derivada do Wrangler já foi patenteada no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

Outra também registrada no INPI e que está entre as picapes que chegarão em 2021 é a Gladiator. Feita em cima do Wrangler, usa o mesmo motor e caixa do jipão: V6 de 289 cv e 35,9 kgf.m, câmbio automático de oito marchas e tração 4x4. O modelo foi recentemente apresentado na Argentina.

Nissan Frontier

Nissan Frontier 2022 (3)
Chamada de Navara lá fora, Frontier será lançada no segundo semestre como linha 2022
Crédito: Divulgação
toggle button

A picape média da marca japonesa já mudou na Ásia e a expectativa é de que a fábrica argentina de Córdoba adote as mudanças em breve. A Frontier do Mercosul deve seguir boa parte da reestilização, que a deixou mais robusta, especialmente graças à grade maior e aos novos para-choques.

A cabine também receberá materiais diferentes e nova central multimídia. Entre os equipamentos, a Frontier vai estrear itens de auxílio ao motorista, como frenagem autônoma de emergência e monitoramento de faixa.

Fiat Strada

Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1 (17)
Fiat Strada será o primeiro modelo do Grupo Stellantis a usar o novo câmbio CVT
Crédito: Fernando Miragaya/WM1
toggle button

Calma, a compacta líder absoluta de mercado acaba de ganhar nova geração. Está entre as picapes que chegarão em 2021 porque terá, enfim, câmbio automático. A nova caixa do tipo CVT da Stellantis estreia justamente na Strada, por volta de outubro - conforme o WM1 antecipou no ano passado -, e vai trabalhar com o motor 1.3 Firefly.

Volkswagen Tarok

O conceito Tarok no Salão de 2018, enfim, pode virar uma das picapes que chegarão em 2021
Crédito: Mario Villaescusa/WM1
toggle button

A marca corre contra o tempo para ver se consegue apresentar sua picape anti-Toro até o fim do ano. A estratégia deve seguir os recentes lançamentos da Volks, como o Taos e o Nivus, ou seja: muitos teasers e informações disparados em doses homeopáticas (que parecem não ter fim) até o início das vendas, no começo de 2022.

A verdade é que a Tarok já era para estar entre nós. Mostrada no Salão de São Paulo 2018 como um conceito "praticamente pronto", o projeto foi engavetado e a pandemia adiou qualquer cronograma. Vai usar os motores TSI: 1.0 de até 128 cv nas versões mais baratas e 1.4 de 150 cv com tração integral, nas mais caras.

Ford Maverick

Maverick será a picape intermediária da Ford para concorrer com a Fiat Toro
Crédito: Projeção João Kleber Design
toggle button

Entre as picapes que chegarão em 2021, essa carrega um nome de clássico do passado. Inclusive, você já viu aqui no WM1 as projeções de como será a Ford Maverick, outro modelo que quer perturbar o sono da Toro. A médio-compacta já entrou em produção no México e será lançada entre outubro e novembro.

A dúvida está em relação ao conjunto mecânico. A picape usa como base o Bronco Sport - que chega agora em maio -, cuja plataforma era do Focus. A tendência para cá é usar o 1.5 turbo de 184 cv nas versões mais caras, enquanto as de entrada iriam de 2.0 aspirado e com injeção direta, que rendia até 178 cv no falecido hatch médio.

E para 2022?

Peugeot Landtrek

Peugeot já lançou oficialmente sua picape média Landtrek, oriunda de um projeto da Changan
Crédito: Divulgação
toggle button

A picape média fruto de uma parceria da PSA Peugeot Citroën (hoje Stellantis) com a chinesa Changan já foi apresentada na América Latina. Porém, para o Brasil, só chega no primeiro semestre de 2022 com tração 4x4 e motor 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 kgf.m.

Chevrolet Montana

O WM1 já tinha dado a dica em janeiro deste ano, quando a GM retomou o plano de investimentos para fazer um modelo para disputar o segmento da Toro. Recentemente, a montadora confirmou a produção de uma nova picape em São Caetano do Sul (SP).

Também conforme noticiado pelo nosso site, essa futura picape usa a plataforma do  Tracker. Será empurrada pelo mesmo motor 1.2 turbo de 133/132 cv do SUV. A Chevrolet pensa em aproveitar o nome Montana, já que a tendência é que a veterana compacta saia de linha.

Comentários